domingo, 16 de fevereiro de 2020

No Caminho - Uma cidade Medieval








Sou uma entusiasta admiradora da história da humanidade.
A viagem sonhada para a Itália, planejada com muita antecedência, despertara, como outras vezes, minha vontade de descobrir novas culturas e arquiteturas de outras épocas. Fiz planos maravilhosos, como conhecer o Coliseu, Vaticano, Davi de Michelangelo, as gondolas de Veneza, o balcão em Verona do cenário de Romeu e Julieta, o Teatro del Silenzio, em Lajatico, na terra natal de Andrea Bocelli e muito mais.
Éramos um grupo eclético de 9 pessoas numa viagem de intercâmbio cultural e de conhecimento, coordenada pela Literarte.
Saímos de Roma dia 25 de abril, quinta-feira, em dois carros alugados rumo a Firenze.
A viagem de carro pela Toscana foi uma experiência inesquecível. Como desbravadores em terras desconhecidas, lá estávamos nós, rumo ao desconhecido de olhos abertos e alma acolhedora.
Conforme os quilômetros foram nos afastando de Roma, região do Lácio para a região da Toscana fomos admirando a mudança geográfica do cenário, onde predominam morros e colinas. Tudo empolgante.
No caminho, de repente, uma cidade medieval; a pequena comuna ficava ao pé de uma colina e sua parte mais antiga localizada no topo.
Enquanto empreendíamos a caminhada pelas ruas estreitas na parte alta, a mais antiga, fomos nos informando sobre a comuna. Chamava-se Colle di Val d’Elza. O nome singular traduzido é Colina (Colle) no(di) Vale (Val) do (Rio) Elsa (d’Elsa).
Colle di Val d’Elsa surgiu no século X. Sua história é caracterizada por episódios frequentes de violência entre guelfos e gibelinos. Suas batalhas  tiveram importante papel sobre o equilíbrio político da Toscana.
No século XIX, ficou conhecida como a “Cidade de Cristal”, a Bohemia da Itália, chegando a ser responsável pela produção de 15% dos cristais do mundo.
Na caminhada passamos pela Igreja de Santa Maria in Canonica, pelo Palazzo del Comune do século 13 (que é atualmente o Museo civico e d’arte sacra) e o Duomo di Colle di Val d’Elsa, iniciado em 1603, que tem a torre do relógio e do sino. No prédio municipal fixada, uma placa de Giuseppe Garibaldi, o que me fez pensar que ele, o Garibaldi, conhecido por nós brasileiros foi importante por ali.
Naveguei no tempo, pisei nas calçadas de pedras irregulares, passei por seus portais, admirei sua igreja, seus museus, sua história e, por pouco tempo fiz parte da sua medieval cultura.
Que momento surpreendente vivi naquele cenário, naquela região! Por um instante pude entrelaçar minha alma com as raízes que alicerçaram aquela terra e sua história.
O almoço no restaurante Dietro Le Quinte, em uma casa medieval, localizada no centro histórico da cidade, debruçada sobre os campos de Chianti e a gostosa macarronada italiana acompanhada de uma taça de vinho da região, foi o arremate especial para guardar na memória este local incrível e histórico que tanto me encantou.
São tantas histórias viajantes do tempo!

Ilha de Santa Catarina, outubro de 2019.
Eloah Westphalen Naschenweng





30 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    Estou de volta aos blogs.
    Gostei do seu.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  2. If you're attempting to lose fat then you need to get on this totally brand new custom keto meal plan diet.

    To produce this keto diet service, licensed nutritionists, fitness trainers, and top chefs have joined together to develop keto meal plans that are efficient, suitable, money-efficient, and satisfying.

    Since their first launch in 2019, thousands of people have already completely transformed their figure and health with the benefits a smart keto meal plan diet can offer.

    Speaking of benefits: in this link, you'll discover 8 scientifically-tested ones given by the keto meal plan diet.

    ResponderExcluir

  3. Eu como nas Sopas dos pobres tudos dias em portugal! TUDOS!! Muita pobresa agora, nao trabalhos, miseria total. E que disse no goberno? Nada! Ajuda portugal, ajuda agora mesmo por que nao trabalhos e mais do 50% da pessoas nas Sopas Dos Pobres tudos dias, sempre! Ajuda, ajuda, ajuda portugal, ajuda!!!!

    E nao peixe o bacalhau dourado em sopas dos pobres!!! Ajuda amigos meus, ajuda Portugal agora mesmo. Muitos, muitos beijos (K)(K)(K)

    ResponderExcluir
  4. Querida Eloah,
    tenho tantos amigos blogueiros que falam de suas experiencias de viagens, hoje tudo está parado, em breve voltaremos a visitar os lugares que nos levam a sonhos, mas mais conscientes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Cadê a minha amiga querida Eloah, gente?

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga Eloah!
    Vim te ver e encontrei esta crônica
    de sua viagem ao romantismo da Itália. Não devo negar o quanto gostei de passear ao seu lado por estas ruas antigas e repletas de tradição.Porém, ao mesmo tempo, triste fiquei por nada atual encontrar. Volta, minha querida! Seus leitores a esperam...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de domingo, querida amiga Eloah!
    Venho do blog da amiga Gracita do Café com Poesia e senti sua falta no post que é antigo.
    Está tudo bem?
    Tomara que sim!
    Tinha previsão de conhecer a Itália neste ano em novembro... Tudo cancelado.
    Vejo um pouco dela por você aqui. Continuo com muita vontade de um dia conhecer.
    Tenha dias abençoados com saúde!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

De fragmento em fragmento vou compondo a minha história.Obrigada por fazer parte desta historia.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br